No Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, os Bombeiros Voluntários da Madalena, o Parque Natural da ilha do Pico e a turma de Proteção Civil da Escola Cardeal Costa Nunes realizaram um Simulacro de Sismo e derrocada na Gruta das Torres.
Nesta iniciativa os Bombeiros foram acionados para a ocorrência de derrocada na Gruta com 9 crianças e 4 adultos no seu interior.
Foi enviado para o local uma AMS, para reconhecimento do local e posteriormente acionado os meios Salvamento em Grande Ângulo, Intervenção em Estruturas Colapsadas e mais meios de emergência Pré Hospitalar.
Numa fase inicial e com a impossibilidade de entrada na gruta pela escadaria foi criado um acesso pela equipa de Salvamento em Grande Ângulo para fazer chegar meios de Emergência Médica para os primeiros cuidados às vítimas.
Foram encontradas no seu interior 4 vítimas com múltiplas fraturas, foi feita a sua triagem e estabilização e resgate para local seguro fora da Gruta.
Este simulacro teve como objetivo testar a operacionalidade das equipas e perceber a complexidade de um evento com um grau elevado de dificuldade.
BVM/RP