A aposta que a Portos dos Açores, S.A. tem vindo a diligenciar no segmento dos navios de cruzeiros de expedição, tem-se revelado crucial para a tão desejada retoma da atividade desta ‘indústria’ na Região Autónoma dos Açores.
As quase cinquenta escalas já concretizadas por aqueles navios em 2021 no arquipélago, revelaram que, além da notoriedade e segurança do destino, os vários portos açorianos proporcionam não só uma diversidade de opções como também uma fundamental complementaridade, principalmente quando as condições atmosféricas são menos favoráveis.
Inicialmente agendado para o fundeadouro do Porto das Lajes do Pico, e uma vez que a agitação marítima não favorecia escala a sul da ilha, foi, em alternativa, preparada a possibilidade deste navio da Hapag Lloyd Cruises rumar a norte e atracar no Porto de São Roque do Pico.
Condições reunidas, foi assim estabelecido um novo recorde: o “Hanseatic Inspiration”, com 138 metros de comprimento de fora-a-fora, 22 metros de ‘boca’ e 16.100 toneladas de arqueação bruta, torna-se, até à data, o maior navio a atracar na ilha do Pico.
PA/RP