O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou em Angra do Heroísmo, que o Plano e Orçamento para 2022 pretende criar determinados objetivos para a bovinicultura da carne dos Açores, estando ainda previsto um investimento na rede regional de abate de 7,6 milhões de euros.
António Ventura falava à margem da assinatura de um protocolo de cooperação com a Associação de Criadores de Raça de Aberdeen-Angus, no valor de 33 mil euros, para que esta associação, tal como outras do género, se possa afirmar na economia regional, mas também junto dos seus produtores.
O responsável pela pasta da Agricultura destacou que este ano já se abateram nos matadouros da Região Autónoma dos Açores cerca de 58 mil cabeças de bovinos, o que corresponde a um aumento de 9% relativamente ao ano transato, registando-se ainda um aumento de 4% relativamente ao consumo local, que já representa cerca de 30% do que se abate.
O Secretário Regional frisou também o investimento previsto no Plano de 2022 na rede regional de abate, de 7,6 milhões de euros, onde destacou a construção do matadouro da ilha de São Jorge e investimentos no matadouro na ilha do Pico.