A segunda Conferência do Ciclo “45 Anos – Os Desafios da Autonomia” decorreu ontem no Auditório Municipal da Madalena com o tema o Desafio do Combate à Pobreza.
A conferência organizada no âmbito das comemorações da Autonomia Regional foi presidida por luís Garcia, Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, e teve como oradores o Doutor Fernando Diogo, da Universidade dos Açores, e a Doutora Fernanda Rodrigues, da Universidade do Porto, para além de José António Soares, anfitrião desta iniciativa.
Luís Garcia relembrou que esta iniciativa tem como objetivo aproximar o parlamento das ilhas, das pessoas e das instituições e apelou à união de esforços no combate à pobreza na região.
José António Soares, presidente da autarquia, disse que a autonomia é um dos maiores sucessos de Portugal democrático e defende que é o pilar do desenvolvimento económico-social e cultural da nossa região.
Fernando Diogo apresentou uma comunicação intitulada “A pobreza como desafio ao desenvolvimento dos Açores” onde adiantou que o combate à pobreza é um fenómeno complexo e que tem como centro a questão económica. Para combater a pobreza é fundamental um desafio à especialização económica e qualificação dos açorianos.
Fernanda Rodrigues centrou a sua comunicação no combate à pobreza: campos e instrumentos de ação. A oradora reconhece que o tema da pobreza devia de ser tratado nas escolas para evitar a estigmatização das próprias crianças e defende que a educação é uma aposta de presente e de futuro.