As condições de instabilidade económica e social, agravadas pelo surgimento da pandemia de covid-19, condicionaram em muito o contributo que o tecido empresarial regional poderia disponibilizar para apoiar os clubes desportivos que se encontram mais fragilizados nas suas atividades.
Assim, o Governo Regional dos Açores criou o “Programa de Apoio Extraordinário aos Clubes Desportivos na Região Autónoma dos Açores”, que se traduz na atribuição de um apoio financeiro extraordinário, temporário e a fundo perdido, mo montante de 190.000,00 euros, inscritos no Plano Regional Anual para 2021 e que se destina a todos os clubes desportivos que tenham sede e desenvolvam a sua atividade na Região.
Para beneficiarem deste apoio extraordinário os clubes desportivos devem ter desenvolvido atividades nas ultimas três épocas desportivas e estar integrados em federação nacional dotada do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva.
O apoio foi calculado para cada clube, tendo em consideração indicadores e respetiva valorização, relativos à época 2019/2020 ou 2020 e determinados a partir do número de modalidades desenvolvidas – 10%; número de atletas federados dos respetivos escalões de formação – 60%; número de atletas federados dos restantes escalões – 20%; e instalações desportivas próprias – 10%.
Esta comparticipação financeira será atribuída a 238 clubes desportivos da Região, distribuídos pelas nove ilhas dos Açores. Da ilha do Pico vão beneficiar deste apoio 23 clubes com um total de 17 mil euros.