Segundo o Jornal Diário dos Açores, a proposta de Orçamento do Governo Regional dos Açores para o próximo ano traz uma novidade para a ilha do Pico: há uma dotação, embora de apenas pouco mais de 2 milhões de euros, para “estudos, projetos e expropriações para ampliação e requalificação da pista”.
Até agora, o Governo dos Açores não se tinha comprometido com a ampliação da pista, pelo que, ao falar de “ampliação” e até “expropriações” é um compromisso que vem ao encontro da população picoense e dos dois maiores partidos naquela ilha.
A dotação orçamental é descrita com algumas linhas breves: “Apoio aos investimentos a realizar no aeródromo visando a melhoria da sua operacionalidade e segurança, destacando-se os estudos, projetos e expropriações para ampliação e requalificação da pista, a empreitada remodelação do SSCLI e a ampliação do parque de estacionamento para viaturas”.
Recorde-se que a ampliação da pista do Pico é uma velha aspiração dos picoenses, com a curiosidade de que foi proposta pelos deputados do PSD durante a governação do PS, mas nunca concretizada, e agora levada ao Parlamento pelos deputados do PS, como projeto de resolução, mas ignorada pelo PSD.
Recorde-se que o Governo anterior promoveu um estudo sobre os vários cenários para ampliação da pista, mas nunca o revelou publicamente.
Diário dos Açores/RP