A proposta de Plano e Orçamento Regional para 2022 contém medidas inovadoras, nunca antes postas em prática nos Açores ao nível da habitação e do apoio às famílias”. Assim declarou o Presidente do CDS-PP Açores, Artur Lima, na sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares conjuntas dos deputados da coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Os líderes regionais do PSD, CDS-PP e PPM classificaram a proposta de Plano e Orçamento para 2022 como “equilibrada e realista”, salientando que “prevê respostas sociais para graves carências da Região”, em sintonia com a visão estratégica do executivo”.
Artur Lima realçou o investimento na recuperação de habitações degradadas e a continuidade do programa de habitação social, adiantando que o Governo Regional pretende dar prioridade ao arrendamento com opção de compra, com vista à fixação de pessoas nas ilhas.
“Sobre isto, anunciou a aquisição de 52 fogos na Ribeira Grande para arrendamento com opção de compra para a classe média” e que prevê “já este ano ultrapassar uma centena de arrendamentos nesta modalidade.” Anunciou também que “na sexta-feira foram assinados contratos de execução no âmbito da habitação degradada no valor de 3 milhões de euros”.
O Presidente do CDS-PP Açores elencou outras importantes medidas de apoio às famílias, previstas na proposta de Plano e Orçamento para 2022, como sejam o alargamento das creches gratuitas até ao 13.º escalão de rendimentos, as bolsas de estudo de 250 euros/mês para os estudantes mais pobres, a comparticipação de propinas no valor de um terço para estudantes até ao 5.º escalão de IRS, e o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior no valor de 750 euros.