A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, visitou ontem a “Trinity House”, histórico edifício no centro da cidade da Horta, que será recuperado e transformado no núcleo museológico dos cabos submarinos.
Construída em 1902 para albergar as companhias internacionais de cabos submarinos que, nessa altura, se estabeleciam na ilha do Faial, a “Trinity House” marca a silhueta urbana e a arquitetura da Horta, sendo a sua reconversão uma antiga ambição dos faialenses, para que possa voltar a estar no epicentro cultural da cidade e da ilha.
Na ocasião, Susete Amaro anunciou estar considerada, no Plano e Orçamento para 2022, “uma verba de 400 mil euros para o lançamento do projeto e para o início da obra de recuperação e requalificação da Trinity House”.
Um núcleo museológico para revisitar a época dos cabos submarinos, num projeto que inclui igualmente um gabinete de conservação e restauro, um gabinete de arqueologia e um gabinete de investigação.
Na “Joint Cable Station” serão integradas uma carpintaria e a Casa da Cultura, um espaço de acolhimento a associações culturais da ilha do Faial.