

A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia organizou a 18 de novembro, na cidade da Horta, uma ação de capacitação sobre as temáticas “Turismo Industrial em Portugal & a importância das Rotas Açores” para a estruturação da oferta turística cultural.
Na sua intervenção de abertura, o Secretário Regional, Mário Mota Borges, enfatizou a importância do turismo cultural não só para a diversificação, mas também na valorização do destino e da experiência turística.
O governante reforçou ainda que a estratégia para o desenvolvimento do turismo “passa por um turismo sustentável, com base na proteção do território e da qualificação do destino”, considerando que o turismo cultural é um “elemento fundamental do destino, em temáticas como as que estão a ser trabalhadas nas Rotas Açores, através da criação de uma verdadeira rede cultural colaborativa, em torno da baleação, das vinhas e dos vulcões”.
No que toca ao turismo industrial elucidou, entre outros exemplos, o potencial da indústria viva relacionada com o agroturismo, como é o caso do chá, dos laticínios ou das conservas.