O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, garantiu que o Plano para 2022 garante a afirmação do agroalimentar como “alavanca para o progresso dos Açores”.
António Ventura falava na Assembleia Legislativa Regional, na discussão da proposta de Plano e Orçamento para 2022.
O documento em debate parlamentar prevê, por exemplo, um investimento na fileira da carne de 11,1 milhões de euros, um investimento em caminhos, abastecimento de água e eletrificação de 12,8 milhões de euros ou a manutenção das ajudas do POSEI no valor de 13 milhões de euros, sem cortes.
É ainda garantido pelo XIII Governo Regional o pagamento dos apoios à perda de rendimento e à manutenção da atividade agrícola pelo PRORURAL+, sem cortes, no valor de 26,1 milhões de euros, sendo 22,1 milhões de euros de fundos comunitários e 3,9 milhões de euros da componente regional.
O Plano prevê também “uma aposta na atratividade dos jovens, em idade escolar, para iniciativas na agricultura”, “uma ação para a reconversão da produção de leite convencional em leite com naturalidade, seja biológico ou de pastagem, o pagamento das reformas antecipadas no valor de 1 milhão de euros e formação profissional, inovação e digitalização no valor de 2,2 milhões de euros.