O Secretário Regional do Mar e Pescas anunciou na Horta, que será canalizada uma “verba significativa” para a Escola do Mar dos Açores em 2022, “mas também uma dotação para infraestruturas complementares onde se insere a recuperação dos blocos residenciais afetos”.
Segundo o governante, para o projeto Infraestruturas de Apoio às Pescas, serão canalizados 6,9 milhões de euros, justificando-se a redução relativamente a 2021 pela conclusão de empreitadas, como a da parte contratualizada do Porto do Topo.
Está ainda em falta obras complementares não acauteladas anteriormente como as redes de água e energia elétrica, e ainda do Núcleo de Pescas da Madalena do Pico.
O governante garantiu ainda que o projeto da empreitada de reabilitação do Entreposto Frigorífico da Madalena do Pico deverá arrancar em abril do próximo ano, com um custo de 7,5 milhões de euros, financiado pelo Mar 2020.
O Secretário Regional recordou a rúbrica destinada aos regimes de apoio e assistência técnica do Mar 2020, para onde serão canalizados cerca de 19,7 milhões de euros.
O setor do Mar e Pescas apresenta uma proposta de investimento de cerca de 38,5 milhões de euros, dos quais 22,3 milhões estão afetos ao Orçamento Regional e os restantes 16,2 milhões canalizados por fundos comunitários.