Os deputados municipais da Madalena reuniram-se ontem no Auditório da Madalena em Assembleia Municipal.
No período antes da ordem do dia, os deputados aprovaram um voto de congratulação ao município da Madalena pela eleição de José António Soares como presidente da Associação de Municípios dos Açores, um voto de congratulação pelos 25 anos da Escola Cardeal Costa Nunes, um voto de congratulação pela realização do X Picowines Ralie e um voto de louvor a António Carlos Maciel que cessou recentemente funções como coordenador do Serviço de Desporto da Ilha do Pico.
Atos de vandalismo registados em contentores de lixo, na freguesia de São Mateus, uma recomendação para a criação de uma comissão de mobilidade, muros de protecção no Lajido da Criação Velha, o fecho do gabinete do SEF na Madalena, a asfaltagem do caminho junto ao edifício dois da Escola Cardeal e junto ao Costa e Martins foram outros dos assuntos levantados pelos deputados municipais da Madalena neste ponto.
Na ordem do dia, os deputados questionaram o executivo camarário sobre o canil municipal, que deixou de receber cães abandonados, a derrocada na freguesia de São Mateus, as obras no Campo Municipal da Madalena e sobre a revisão do Plano Diretor Municipal.
Ainda na ordem do dia os deputados municipais aprovaram por unanimidade a Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis em 0,3%, a fixação da participação no Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares em 5%, a Taxa Municipal de Direitos de Passagem em 0,25% e aprovaram ainda o Regimento da Assembleia Municipal para os próximos quatro anos.
Nesta sessão foram ainda eleitos os quatro representantes da Assembleia Municipal para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena, Sónia Goulart, Sandra Garcia, Sário Fraga e Cláudia Cabrita e elegeram os quatro representantes da Assembleia Municipal para o Conselho de Ilha, José Costa, César Melo, Sário Fraga e Daniel Rosa.
Para a eleição de um presidente de junta e seu substituto para a Associação Nacional de Municípios Portugueses foram apresentadas duas listas, uma do PSD composta por Hélder Silva e Paulo Tavares (lista A) e uma outra apresentada pelo PS composta por Vânia Goulart e Nuno Ventura (lista B).
Após votação a lista A obteve onze votos a favor e a lista B dez.
Nesta sessão o presidente da Assembleia Municipal informou que o Plano e o Orçamento da Madalena, para 2022, deveriam ter sido debatidos nesta sessão mas devido a problemas técnicos os mesmos vão ser analisados e votados a 16 de Dezembro.