O Governo Regional dos Açores, através das Secretarias Regionais Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Ambiente e Alterações Climáticas, anunciou ontem, na Praia da Vitória, que será assinado um protocolo com a Universidade dos Açores para a criação da cartografia digital dos solos da Região.
O documento, orçado em cerca de 50 mil euros, tem o intuito de melhor conhecer as potencialidades do solo e assegurar a sua preservação.
António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, frisou na ocasião que “o solo nos Açores é um elemento considerado no processo produtivo dos agroalimentos, pelos consumidores, dando garantias de confiança”.
Também presente o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, explicou que “As cartas de solos permitem fazer um zonamento da aptidão e da capacidade de uso dos solos e criar unidades de paisagem”, acrescentou ainda que “essa cartografia, digitalizada e em formato vetorial, é fundamental para a modelação e definição rigorosa das tipologias de sumidouro de carbono que podem implementadas em cada zona”.
Segundo o Secretário Regional, essa informação é também relevante ao nível do ordenamento do território.
“Por exemplo, numa altura em que grande parte dos municípios da Região estão a rever os seus Planos Diretores Municipais, é fundamental que esta informação seja tida em conta no âmbito do processo de classificação do território dos municípios, de modo a garantir que é respeitada a aptidão dos solos da Região”, concluiu.