A Casa dos Açores está a preparar uma sessão de homenagem a Artur Goulart de Melo Borges, a sessão está marcada para o dia 10 de Dezembro na sede da casa dos Açores pelas 21h.
O jorgense que, tendo sido vários anos director do Museu de Évora, é um dos mais respeitados especialistas em Arte Sacra em Portugal. Para o efeito, tornou-se indispensável o contributo, quer de associados da Casa dos Açores,quer de diversas entidades.
Pretende-se, por um lado, assinalar o percurso realizado por este Açoriano, desde o arquipélago onde nasceu e viveu, até Lisboa e Évora, cidades onde também vive e desenvolve um trabalho notável e,por outro, manifestar público reconhecimento pelo contributo que dá à poesia e à cultura.
Esta manifestação de reconhecimento terá ainda lugar, quer nos Açores, designadamente nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel, quer em Lisboa e em Évora.
Artur Goulart de Melo Borges, nasceu nas Velas, ilha de S. Jorge, onde viveu toda a infância e início da adolescência. Completou o curso de Teologia no Seminário Maior de Angra do Heroísmo, onde exerceu o professorado de 1962 a 1978, após licenciatura em Arqueologia Paleocristã em Roma (Itália). Concluíu também o Corso di Cultura sull Arte Ravennate e Bizantine, na Universidade de Bolonha. Fez Estudos de pósgraduação em Museologia e História da Arte e, mais tarde, o Curso Superior Livre de Estudos Árabes da Universidade de Évora.