Foi apresentada a décima temporada de programação da associação cultural num evento que decorreu no Cella Bar, rodeado de diretores, parceiros e sócios colaboradores da MiratecArts, meios de comunicação e artistas.
Foram apresentados os 5 festivais, a destacar no ano, e os dois programas que vão ter o maior investimento do trabalho liderado pela associação com sede na ilha do Pico.
Os dois novos programas são o "Turismo Criativo” e “Educar para a Diversidade”. “O turismo criativo é um nicho mais recente que surgiu tanto como um desenvolvimento do turismo cultural, quanto em oposição ao surgimento do turismo cultural de massa” Referiu Terry Costa. A procura de turismo criativo é impulsionada por consumidores que desejam experiências culturais mais ativas e participativas, nas quais possam usar e desenvolver sua própria criatividade. Sendo assim, a MiratecArts continua a criar oportunidades para visitantes participarem ativamente em atividades, proporcionando oportunidades de aprendizagem, autoexpressão criativa e interação com residentes.
Para Terry Costa a ideia de turismo criativo permite que tanto os visitantes como os locais beneficiem, ao promover a vitalidade e a sustentabilidade cultural, já que as atividades artísticas desempenham um papel determinante no desenvolvimento socioeconómico.
O programa “Educar para a diversidade tem sido um dos grandes objetivos da MiratecArts.” Referiu Terry Costa. A educação para a diversidade compreende um dos fundamentos da educação inclusiva, responsável por estimular a conscientização dos indivíduos sobre as diferenças, respeitando-as e valorizando-as.”
Dessa forma, o objetivo é formar cidadãos cada vez mais justos, que poderão combater veemente o preconceito e os estereótipos, no sentido de construir uma sociedade mais justa e igualitária, a qual a MiratecArts trabalha constantemente através de projetos que dão visibilidade a assuntos tão diversos quanto os cerca de 800 colaboradores, das 9 ilhas dos Açores e as centenas de artistas dos 64 países que já participaram presencialmente.