A taxa de execução do Plano de Investimentos de 2021 dos Açores atingiu os 80,5%, em 14 de dezembro, anunciou o secretário regional das Finanças, Bastos e Silva.
De acordo com o secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva, “à data de 14 de dezembro, atingiu-se uma execução de 589,3 milhões de euros da dotação prevista de 732 milhões de euros de investimento público, representando uma taxa de execução global de 80,5%”.
Citado em nota do gabinete de imprensa do Governo dos Açores, Bastos e Silva destacou que esta taxa de execução “compara-se favoravelmente à taxa de execução final de 2020 [ano em que o PS ainda estava no Governo], que se limitou a 75,7%”.
Bastos e Silva refere que o facto de o Governo Regional “ter já ultrapassado a taxa de 80% de execução do Plano de investimentos de 2021, num ano de pandemia, em que o Orçamento e Plano apenas vigoram durante sete meses, vem confirmar a assinalável qualidade das estimativas efetuadas, por comparação com o passado, uma vez que, nos últimos dez anos, a taxa média de execução do Plano fixou-se em 76,3%, sendo superior a 80% por apenas três vezes”.