O vinho da ilha do Pico Czar, servido aos czares da Rússia, foi alvo de um novo lançamento, de apenas 863 garrafas, a 490 euros a unidade, havendo já uma lista de espera mundial.
Fortunato Garcia, da Adega Czar, que produz o vinho a partir de castas antigas, na zona da Criação Velha, refere que o Single Harvest Reserve 2013 é destinado ao mercado ‘premium’.
Fortunato Garcia refere ainda que o Single Harvest Reserve 2013, traz uma nova imagem do Czar baseada num vidro fino, com estampagem em ouro, sendo que a rolha da garrafa, apesar de ser cortiça, possui uma percentagem em vidro e basalto para “simbolizar o local onde as vinhas do Pico nascem e crescem”.
O produtor diz que, além de haver uma lista de espera mundial, tem resistido à tentação de vender várias garrafas a um único consumidor, dado o baixo número de exemplares e visando assim “atingir os quatro cantos do mundo” através da diversificação das vendas.
Diz haver compradores de vários países do leste e norte da Europa (Ucrânia, Rússia e Bielórrusia), a par de Angola, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, para além do continente e Açores.
O Czar, considerado o primeiro vinho conhecido no mundo por atingir naturalmente, sem adição de álcool, açúcar ou leveduras, 18% ou mais de graduação, é gerado a partir das castas autóctones do Pico.
Fonte: JornalAcores9