A Piscina Municipal da Horta vai continuar encerrada à população por falta de condições. A informação foi avançada este fim-de-semana pelo Presidente da Câmara da Horta, no âmbito de uma visita ao local.
Carlos Ferreira lamenta a situação e justifica o atraso com o surgimento de mais anomalias na piscina, que se encontra encerrada desde o final de 2019, devido a terem sido detetados problemas de perda de água.
A intervenção ocorreu no início de 2020, contudo, devido à pandemia manteve-se encerrada e em fevereiro de 2021 iniciou-se a empreitada de melhoria da eficiência energética da Piscina Municipal da Horta, uma obra cujo valor global já ultrapassa os 700 mil euros.
O autarca faialense afirmou que “esta empreitada, após a prorrogação do prazo, deveria ter ficado concluída a 29 de outubro, mas no mês de setembro foram detetados novos problemas de perda de água, na ordem de meia tonelada por hora.
Quando a obra estava perto da sua conclusão, foi registada uma inundação de grande dimensão na sala das máquinas no passado dia 29 de Novembro, sendo necessário proceder à aquisição de novos equipamentos, de modo que a piscina possa ser colocada ao serviço da população faialense”.
Carlos Ferreira indicou que as causas estão a ser avaliadas e que os peritos da seguradora se deslocaram ao local, havendo uma inspeção agendada para janeiro, para que se possa verificar se há responsabilidades a imputar e se a entidade seguradora assume os custos decorrentes desta inundação.