Durante 2021, foram concedidos 3 milhões de euros a 196 famílias Açorianas através do Programa Casa Renovada, Casa Habitada.
Este programa permite efetuar o pedido de apoio à reabilitação de habitação própria permanente, sendo que o apoio financeiro reveste a forma de subsídio reembolsável e não reembolsável e é concedido a pessoas singulares constituídas em agregados familiares cuja situação socioeconómica não lhes permita procederem às intervenções.
Segundo Artur Lima, trata-se de “uma média de quase 16 mil euros por agregado familiar para a recuperação da sua habitação”.
Relativamente ao programa de apoio à habitação própria e permanente, a Vice-Presidência do Governo apoiou oito famílias Açorianas, em cerca de 170 mil euros na comparticipação da aquisição de habitação própria.
Por sua vez, foram apoiadas 15 famílias, em cerca de 280 mil euros, através do programa de apoio à construção de uma habitação própria de raiz, adequada ao agregado familiar, em lote infraestruturado e cedido pela Região ou em lote de que o candidato seja o proprietário.