O Governo dos Açores criou o Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores, com uma dotação de 125 milhões de euros, com o objetivo de capitalizar as empresas viáveis da Região (incluindo cooperativas e associações com fins comerciais) afetadas pela pandemia de covid-19, assim como combater a subcapitalização do tecido económico regional.
No seguimento da criação do Fundo, foi nomeada a Comissão Técnica de Investimento e aprovada a respetiva Política de Investimento.
A Comissão Técnica de Investimento é um dos três órgãos do Fundo, composta por três personalidades de reconhecido mérito, com experiência na gestão e investimento em empresas.
Esta Comissão tem como competência, entre outros, dar parecer sobre a Política de Investimento do Fundo, sobre decisões de investimento individuais superiores a um milhão de euros ou de investimento em fundos geridos por terceiros de valor superior a cinco milhões de euros.
Nestes termos, o Governo Regional nomeou Maria do Carmo Oliveira, Berta Cabral e Ricardo Ferreira como membros da Comissão, decisão que mereceu parecer favorável do Banco Português de Fomento enquanto Sociedade Gestora do Fundo.