O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, fez uma recomendação aos partidos com assento parlamentar para que os deputados façam teste de despiste à Covid-19 antes do plenário da próxima semana.
Segundo o Açoriano oriental que sita a Agência Lusa, o social-democrata Luís Garcia alertou os líderes parlamentares para a necessidade de reforço das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, perante o aumento gradual de novos casos de infeção que se tem registado no arquipélago nas últimas semanas.
As recomendações do presidente da Assembleia Legislativa Regional surgem na sequência de uma carta enviada a Luís Garcia pelo deputado independente Carlos Furtado, que sugeria que o plenário de janeiro se realizasse por meios telemáticos e não de forma presencial.
Apesar disso, a conferência de líderes decidiu manter o plenário de janeiro de forma presencial, apenas com a recomendação de que os deputados façam teste de despiste à Ccovid-19 antes dos trabalhos começarem.
Carlos Furtado discorda desta decisão e lembra que os políticos “deviam ser os primeiros a dar o exemplo”,
Recorde-se que a sala de plenário da Assembleia Legislativa dos Açores tinha sido alterada, no início da pandemia, no sentido de garantir maior distanciamento entre os deputados, mas em dezembro passado o plenário passou a ter o formato tradicional, onde todos estão sentados lado a lado.
Lusa/AO/RP