A vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos nos Açores deverá arrancar no dia 17 de janeiro, adiantou ontem o Secretário Regional da Saúde, Clélio Meneses, que acrescentou que a operação vai decorrer em regime de casa aberta “logo que cheguem as vacinas específicas para as crianças, que se prevê cheguem” no referido dia.
O governante revelou ainda que em todas as ilhas as vacinas “serão administradas pelas respetivas unidades de saúde sem necessidade de marcação prévia e sem diferenciação entre idades”.
Questionado sobre as expetativas do Governo Regional em relação à vacinação nos Açores das crianças entre os 5 e os 11 anos, o Secretário Regional da Saúde e Desporto reconheceu que a adesão no resto do país não tem sido muita, mas esta é uma “possibilidade” que é agora assegurada a “quem entender proceder a essa vacinação”.
Por outro lado, Clélio Meneses falou num incremento “significativo” do processo global de vacinação, numa altura em que foram já aplicadas cerca de 40 mil doses de reforço da vacina contra a covid-19.