O Deputado do Iniciativa Liberal nos Açores, Nuno Barata, salienta o “impacto positivo” que a redução da carga fiscal na Região, proposta pelos liberais e aprovada em sede de Orçamento regional, vai ter “já, a partir deste mês de janeiro, para toda as famílias do arquipélago”.
Os pagamentos dos vencimentos de todos os funcionários açorianos já estão a ser processados fazendo repercutir no rendimento disponível das famílias o maior abaixamento de impostos que alguma vez se realizou na Região.
Nuno Barata acentua que “uma das exigências da Iniciativa Liberal (IL), inscritas no acordo de incidência parlamentar assinado com o PSD para viabilizar a atual governação regional, era a concretização de um choque fiscal nos Açores, fazendo uso de todas as prerrogativas que a Lei das Finanças Regionais concede aos poderes políticos açorianos.
Assim, para além das reduções verificadas em sede de IRC e de IVA, reduções que já se começaram a fazer sentir a meio do ano passado, a redução de 30% das taxas de IRS sobre todos os escalões do imposto começam a ser aplicadas a partir deste mês de janeiro, tendo em conta a aplicação das novas tabelas de IRS” que entraram em vigor no novo ano.
Estamos, segundo o deputado, perante a maior baixa de impostos de sempre realizada nos Açores, com todos os escalões de IRS, IRC e IVA 30% abaixo das taxas que se aplicam no restante território nacional.