Os testes rápidos da marca “Genrui” estão a ser desaconselhados na Irlanda e na Alemanha, após centenas de pessoas se terem queixados que os testes da marca têm apresentado falsos positivos.
A notícia é avançada pelo jornal de Noticias, que acrescenta que os testes em questão são os da marca “Genrui”, que também são comercializados em Portugal.
O alerta foi lançado pela Autoridade Reguladora dos Produtos de Saúde da Irlanda e pela Autoridade de Hamburgo para as Escolas e o Ensino e Formação Profissional, que desaconselham a venda do produto.
“Os testes rápidos daquela marca dão frequentemente positivo para a infeção por covid-19, resultado esse que é desmentido por um teste PCR”, pode ler-se no site da autoridade alemã.
A autoridade irlandesa começa por admitir que todos os testes rápidos têm a possibilidade de apresentar um resultado falso positivo, explicando que, no entanto, “o aumento exponencial de falsos positivos relacionados com os autotestes da marca ‘Genrui’ justifica a retirada.