A candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelos Açores aponta o recente encerramento do atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Madalena do Pico como mais um exemplo do abandono que se sente nos Açores em relação às responsabilidades que têm que ser asseguradas pelo Estado.
Jessica Pacheco, que reuniu no sábado com o presidente da autarquia da Madalena, lembra que a desresponsabilização da República se faz sentir em várias ilhas, quer ao nível de recursos humanos, quer ao nível das instalações físicas, que em muitos casos não oferecem condições dignas de trabalho a quem zela pela segurança dos açorianos. É o que acontece no Pico, por exemplo, onde várias esquadras da PSP estão em estado degradado, a precisar de obras de manutenção urgentes.
A candidata salienta que existem várias áreas da governação que não estão regionalizadas, como é o caso da Justiça e as Forças de Segurança, e que a distância que existe entre os Açores e o continente não pode fazer com que o Governo da República se demita das suas responsabilidades.