O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, enalteceu ontem “a preservação do património genético das Raças Autóctones açorianas, em prol da identidade das gerações futuras”.
Para o titular da pasta da Agricultura, “importa continuar a preservar as Raças Autóctones e desenvolver uma estratégia de conhecimento interna e externa aos Açores que proporcione uma melhor informação para os açorianos e para quem” visita o arquipélago.
É de salientar que atualmente existem cinco Raças Autóctones açorianas: a Raça Ramo Grande, Raça Burro da Graciosa, Raça Pónei da Terceira, Raça Cão Barbado da Terceira, Raça Cão de Fila de São Miguel, e encontra-se ainda em fase de reconhecimento a população Brava dos Açores.
António Ventura realçou que as Raças Autóctones são um “ativo vivo” patrimonial que dão identidade aos Açores, pois “asseguram projeção turística, são garantia de sustentabilidade ambiental e enriquecem a biodiversidade animal”.
Nesse sentido, no decorrer do corrente ano, o Executivo Açoriano irá promover diversas mostras das Raças Autóctones, para um melhor conhecimento público.
Fonte:azores.gov.pt