O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assumiu esta quinta-feira numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, que o Governo Regional adotou, no último ano, uma “nova postura de credibilização do RSI por via da fiscalização e da pedagogia”, frisando que “é pela credibilização dos apoios sociais perante a sociedade que se combatem estigmas”.
Para o governante, urge definir, em articulação com cada família, “planos de inserção profissional e social que sejam realistas e consequentes” para que “estas pessoas se tornem menos dependentes, mais autónomas e mais integradas na sociedade”.
Em relação aos processos de fiscalização, Artur Lima disse que, em 2021, foram “iniciados 460 processos de averiguação a agregados familiares beneficiários de RSI”.
Artur Lima referiu que “a par destas ações de fiscalização, que já se estenderam a todas as ilhas do arquipélago”, o Vice-Presidente do Governo lembrou que “temos assistido a uma descida sustentada dos diversos indicadores desta prestação social”.
Artur Lima avançou ainda que, de 2020 para 2021, houve uma “redução significativa de mais de 1 milhão e 500 mil euros”, na verba gasta anualmente com o RSI nos Açores.
Fonte: azores.gov.pt