A partir desta segunda-feira, e durante duas semanas, irá decorrer nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria o processo de Mapeamento dos Usos do Oceano, iniciativa realizada no âmbito do Blue Azores, um programa centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, que tem como objetivo proteger 30% do Mar dos Açores através de Áreas Marinhas Protegidas.
Este inquérito, ao modo como usamos e valorizamos o nosso mar, é também uma oportunidade para os açorianos de se pronunciarem acerca do futuro.
As informações obtidas neste inquérito irão complementar os dados científicos existentes, ajudando a preencher lacunas relacionadas com as atividades que ocorrem nas zonas costeiras do arquipélago.
Os resultados deste processo serão depois utilizados na definição das Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.
Os participantes serão convidados a indicar e a classificar por grau de importância, as zonas do oceano que mais utilizam e valorizam, como as áreas da pesca ou de atividades lúdicas.
A informação recolhida pelo inquérito será trabalhada e transposta para mapas, ilha a ilha, que indicarão as áreas mais importantes para as pescas, mas também as zonas marítimas consideradas turísticas ou reservadas a atividades lúdicas.
Posteriormente, o processo avançará para as outras ilhas dos Açores.