A Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital sublinha que a nova edição do concurso para a concessão bolsas de investigação de doutoramento, já aberto, pretende garantir mais abrangência na investigação científica regional.
O concurso de 2022 integra duas novas áreas estratégicas para a Região Autónoma dos Açores, o Espaço e a Saúde, e “reforça o número de vagas noutras áreas relevantes”, declara Susete Amaro.
Neste concurso existem duas novidades, uma de carácter social, que “permite a participação de indivíduos que pretendam iniciar ou já tenham iniciado o doutoramento, alcançando-se, assim, uma menor taxa de desistência de doutoramentos devido a fatores financeiros”, e outra na possibilidade de execução do plano de trabalhos em qualquer unidade de I&D nacional, desde que em estrita colaboração com entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.
As candidaturas abriram ontem e encontram-se disponíveis até 11 de março de 2022, prevendo-se o início da execução das bolsas a partir do mês de novembro, conforme calendários letivos do Ensino Superior.