O Conselho do Governo, reunido ontem em Ponta Delgada aprovou, entre várias medidas, o programa “Novos Idosos”.
Este é um projeto piloto inovador na Região Autónoma dos Açores, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que prevê a permanência dos idosos no seu domicílio, dotando-os das condições necessárias para o efeito.
Foi também prorrogado o programa APOIAR.PT Açores, deliberado a criação do Laboratório de Modernização da Administração Pública Regional dos Açores – o Incuba e aprovada a quinta edição do Orçamento Participativo com um valor total de 1,2 milhões de euros.
Foi ainda autorizada a cedência, a título definitivo e gratuito, à Freguesia da Criação Velha, de um prédio urbano no concelho da Madalena, tendo por fim a demolição do imóvel, com vista a melhorar a circulação na zona e a criação de um parque de estacionamento.
Por fim, foi deliberado a aprovação do Plano Estratégico para a Viticultura na Região Autónoma dos Açores, o POTRAA, um programa sectorial para o turismo , a criação do programa de apoio financeiro ao serviço público de transporte em táxi na região para profissionais que não exercem a atividade em regime de exclusividade e deliberada a criação do Passe de Antigo Combatente na Região.
GACS/RP