Foi inaugurado na sexta-feira a intervenção no caminho Florestal do Mistério de Santa Luzia, numa extensão de 2.100 metros.
Filipe Tavares, diretor regional dos Recursos Florestais, explicou em que consistiu a obra que teve um custo de cerca de 200 mil euros e vai servir agricultores, turistas e residentes, permitindo também o acesso a áreas de interesse turístico como a Montanha do Pico e as lagoas.
A obra vai ser candidatada ao Prorural +, permitindo à região reaver 85% do investimento efetuado.
António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural afirmou que é necessário investir na rede de acessibilidades agrícolas e florestais na ilha do Pico pelo seu estado de degradação.
O secretário garantiu que não é possível fazer tudo de uma vez, mas garantiu que é possível identificar e planear essas intervenções.
O secretário anunciou também a criação de um grupo de trabalho para rever o estatuto das vias terrestres, atribuindo responsabilidades regionais e locais.
António Ventura está atento às dificuldades e fragilidades das acessibilidades, no Pico, e garantiu que estão a planear uma conjugação de esforços com o objetivo de recuperar mais caminhos, com duração temporal.