O deputado do PSD/Açores Luís Soares defendeu que a Região precisa de “portos adaptados à realidade e um regime de transporte de animais inovador”, no âmbito da iniciativa legislativa dos social-democratas que visa a criação do regime jurídico do transporte de animais de produção.
O objetivo é melhorar as condições em que são efetuados os transportes marítimos e rodoviários de animais vivos, tendo em consideração as características entre as ilhas, salientou Luís Soares, para quem urge estabelecer um prazo para efetuar as adaptações necessárias à execução da proposta do grupo parlamentar do PSD/Açores.
O parlamentar falava na audição ao presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa dos Açores.
Acautelar as melhores condições de bem-estar animal, sem hipotecar os rendimentos dos produtores animais, é uma das preocupações dos parlamentares do PSD/Açores, a par da sustentabilidade económica e ambiental.