Os deputados municipais das Lajes do Pico reuniram-se ontem em Assembleia Municipal.
No período antes da ordem do dia foi aprovado um voto de protesto contra a invasão da Ucrânia, um voto de protesto contra os encaminhamentos gratuitos e possível encerramento da Gatway do Pico e um voto de protesto e outro de recomendação pela greve da Atlânticoline que prejudica gravemente os passageiros das ilhas do triângulo.
Na ordem do dia, os deputados municipais aprovaram, por unanimidade, vários empréstimos de médio e longo prazo, referentes a projetos aprovados pelos fundos europeus estruturais de investimento, nomeadamente para modernização administrativa - Lajes do Pico + Perto dos Munícipes, para reabilitação da Rede de Águas, para valorização e gestão de resíduos e para reforço da linha de comando da proteção civil.
Ana Brum, presidente da autarquia, informou que os projetos candidatados tem um apoio de 85% e os empréstimos são para financiar os restantes 15%.
Foi também aprovada por unanimidade uma proposta de Regulamento para o Festival da Canção Infantil “Baleia de Marfim” 2022 e anulada a suspensão do Regulamento Municipal de apoio à atividade desportiva no Município das Lajes do Pico. Esta anulação deve-se, segundo a presidente da câmara lajense, com o retomar das diversas atividades no concelho.