Entrou hoje, ás 00h, em vigor a Resolução nº 27/2022 de 9 de março, que declara todas as ilhas do arquipélago em situação de ALERTA e renova as medidas de combate à pandemia por Covid-19.
No essencial, as medidas restritivas aplicadas agora pela Autoridade Regional de Saúde e que constam do Anexo à nova Resolução, resumem-se ao uso de máscara em espaços interiores, à obrigatoriedade de teste negativo para visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde e estruturas residenciais para idosos, exceto para portadores de certificado de recuperação ou declaração médica de alta clínica por COVID-19, ou para pessoas de idade igual ou inferior a 12 anos.
Nas viagens para os Açores, por via aérea ou por via marítima, passa a ser exigido certificado digital apenas a estrangeiros, nas viagens internacionais com entrada pelos aeroportos e portos dos Açores (Lajes e Ponta Delgada). O controle passa a ser feito pelas autoridades aeroportuárias e portuárias, sendo desativado, a partir de amanhã, os dispositivos de controle e testagem nos aeroportos e portos açorianos.
Do levantamento de medidas resulta, por exemplo, o fim dos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público. Deixa também de ser exigido teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
Ficam em isolamento profilático, em estabelecimento de saúde, no domicílio ou, não sendo aí possível, noutro local definido pelas autoridades regionais competente, os infetados com o vírus Sars-Cov-2 portadores da doença COVID-19 e os utentes a quem tenha sido determinada vigilância ativa, conforme determinação da Autoridade de Saúde Regional.
Fonte: Azores.gov.pt