Em dois anos, a covid-19 obrigou a um investimento na ordem dos 80 milhões de euros, revelou o Secretário Regional da Saúde e Desporto, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, destinada a fazer o balanço dos dois anos de pandemia nos Açores.
Clélio Meneses revelou também que, dos 80 milhões de euros, cerca de 23 milhões se destinaram ao pagamento de convenções com cerca de três dezenas de entidades, em diversas ilhas, no âmbito da testagem para despiste do vírus SARS-CoV-2.
O governante referiu que a partir de dezembro de 2021, e já com o surgimento da variante Ómicron, bem como um aumento "exponencial de casos" no final do ano e início de 2022, "o aumento da intensidade da testagem através de entidades convencionadas foi determinante para o controlo da pandemia".
Clélio Meneses destacou ainda o processo de vacinação como um meio eficaz de combate à pandemia, sendo que de 31 de dezembro de 2020 até ao presente, foram realizadas 510.640 inoculações nos Açores.
Clélio Meneses anunciou ainda que o Boletim Diário da Autoridade Regional de Saúde passará a ser emitido semanalmente e recordou as medidas que estão atualmente em vigor.
Gacs/RP