O Presidente do PS/Açores defendeu ontem que o Governo Regional possa reduzir para o mínimo possível o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) na Região, aproveitando assim a possibilidade de que dispõe ao abrigo do Imposto do Código dos Impostos Especiais de Consumo e do Orçamento do Estado.
Para Vasco Cordeiro o concretizar desta diminuição permitiria, “nas nossas contas, baixar o ISP em cerca de 21 cêntimos na gasolina e 32 cêntimos no gasóleo”.
Relevando que o consecutivo aumento dos combustíveis e de outros fatores de produção estão a afetar a economia regional, o líder socialista apresentou um conjunto de propostas para fazer face a estes problemas, lembrando que em matéria de combustíveis, desde o início de 2021, “a gasolina aumentou, nos Açores, 29%, enquanto o gasóleo rodoviário aumentou 42%, o gasóleo agrícola 77% e o gasóleo pescas 113%”.
Vasco Cordeiro referiu haver margem de manobra financeira para concretizar esta medida, dado que o Governo Regional arrecadou, em 2021, “cerca de 62 milhões de euros de imposto sobre produtos petrolíferos, mais 8,5 milhões do que em 2020”.