A Secretaria Regional do Mar e das Pescas promoveu um encontro para a apresentação e discussão dos resultados obtidos pelos projetos desenvolvidos no banco CONDOR, com objetivos centrados na variedade das espécies demersais no local, após a interdição da pesca naquela zona desde 2010.
No encontro estiveram presentes, para além dos departamentos governamentais, a Federação das Pescas dos Açores, a Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores, a Autoridade Marítima, a Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico e o Okeanos.
A continuação da monitorização desta área é fundamental para aumentar o conhecimento sobre habitats, bem como sobre as populações de espécies demersais, de alto valor comercial, sendo o banco CONDOR já reconhecido como exemplo a seguir na gestão dos restantes ecossistemas identificados nos montes submarinos no Mar dos Açores.
A pertinência destes estudos é na atualidade mais premente dado os compromissos assumidos relativamente à proteção pretendida para o Mar dos Açores até 2023.
Gacs/RP