O Grupo Parlamentar do PS entregou no Parlamento dos Açores um projeto de resolução com vista à criação de medidas de apoio às famílias e às empresas de São Jorge, afetadas pela crise sismo-vulcânica que se fez sentir naquela ilha desde o passado dia 19 de março.
Isabel Teixeira explicou que a proposta do PS “visa apoiar, a fundo perdido, as despesas de arrendamento das famílias que se deslocaram e que tiveram que arrendar outra casa”.
Outra medida, avançou a parlamentar socialista, é o “apoio a 100% dos custos fixos, como a água e eletricidade, das moradias de habitação que ficaram desabitadas” e a “isenção, para famílias deslocadas, do pagamento de creches, jardins de infância e ATL, compensando as instituições de origem e de destino”.
Para as famílias que decidiram permanecer, o Governo deve assumir 50% das despesas com creches, jardins de infância e ATL’s, e Estruturas Residenciais para Idosos, com a devida compensação às instituições de origem.
A deputada do PS, eleita pela ilha de São Jorge, avançou ainda que, no apoio à atividade económica, a proposta socialista prevê um apoio aos empresários Jorgenses de “100% dos custos fixos com rendas, eletricidade, água, gás e comunicações” e o “apoio à manutenção dos postos de trabalho, através da compensação de remunerações na mesma proporção da redução da faturação”.