O Conselho do Governo, reunido esta semana por videoconferência aprovou uma resolução que estabelece um apoio financeiro, extraordinário e temporário, aplicável a consumos em postos de abastecimento de combustíveis e a fornecimentos a granel.
Os beneficiários deste apoio são as pessoas singulares e coletivas que adquiram gasolina sem chumbo 95 e gasóleo rodoviário em postos de abastecimento de combustíveis licenciados e situados na Região Autónoma dos Açores (RAA) ou diretamente às empresas distribuidoras a operar na região.
O apoio vai permitir uma descida de 11 cêntimos no gasóleo e na gasolina de 95 octanas.
Assim um litro de gasolina vai passar a custar 1,69 euros, enquanto um litro de gasóleo terá um custo de 1,56 euros
A presente resolução entra em vigor na segunda-feira e vigora até 30 de abril.
O Conselho de Governo aprovou também uma resolução que cria o programa de apoio à liquidez designado por Programa APOIAR.PT Açores direcionado para as empresas privadas com sede na Região Autónoma dos Açores.
Aos estabelecimentos localizados na ilha de São Jorge, é atribuída uma majoração de 10% aos apoios calculados e um acréscimo de 20% sobre os limites máximos indicados.
Foi ainda autorizada a transferência para o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) a importância de 7,3 milhões correspondente ao financiamento complementar da ação “Prémio ao Abate de Bovinos 2.º semestre” e “Premio às Produções Animais.
Gacs/RP