O projeto de resolução dos partidos da Coligação – PSD, CDS/PP e PPM – que visa a instalação do novo cabo submarino de telecomunicações entre os Açores e o Continente português, foi aprovado na Assembleia Legislativa Regional.
O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado chamou a atenção para a “urgência” no arranque do processo de substituição do cabo submarino de telecomunicações, cujo fim de vida útil está estimado para 2024.
Reconhecendo tratar-se “de um processo moroso, de grande complexidade técnica, onde operam poucas empresas e se verifica uma elevada procura, Joaquim Machado alertou para “o atraso verificado no lançamento do concurso público internacional, que coloca em risco todo o sistema de conetividade da Região Autónoma dos Açores”.
O parlamentar advertiu para o facto de, “não havendo alternativa às ligações óticas submarinas, em caso de interrupção, haverá uma indisponibilidade total do tráfego dos operadores de telecomunicações que servem a Região, com todos os impactos económicos e sociais daí decorrentes e bem assim no plano da segurança e emergência”.
Com a aprovação da iniciativa, “a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores solicita ao Governo da República que tome as diligências necessárias para que, até ao final de 2022, se proceda ao lançamento do concurso público internacional e à respetiva adjudicação”.