O Governo informa que está aberto, durante o mês de maio, novo período de candidaturas do programa de apoio ao arrendamento, destinado ao arrendamento jovem.
Esta medida decorre da necessidade de se ajustar a dinâmica atual do mercado de arrendamento e fazer face à crescente mobilidade habitacional das famílias jovens, que podem agora formalizar candidatura a este programa de apoio num período específico de candidaturas.
O arrendamento jovem é aplicável a candidatos com idade inferior a 35 anos. Atualmente, o programa beneficia 615 agregados familiares jovens.
O programa em causa permite efetuar o pedido de incentivo ao arrendamento de prédios ou de frações autónomas para residência permanente.
O incentivo é concedido sob a forma de subvenção mensal, não reembolsável, aos agregados familiares que reúnam as condições de acesso, pelo período de um ano, podendo ser renovado por igual período, até ao máximo de quatro renovações consecutivas.
Este programa de apoio destina-se exclusivamente a cidadãos com residência permanente na Região Autónoma dos Açores há pelo menos três anos e que não sejam devedores ao fisco e à segurança social.
Gacs/RP