A obra de melhoria das condições operacionais e de segurança do Núcleo de Pesca do Porto da Madalena, está pronta desde junho de 2021, mas grande parte das suas novas funcionalidades ainda não estão disponíveis para a utilização pelos pescadores. O Bloco de Esquerda pediu esclarecimentos ao Governo através de requerimento.
A obra, adjudicada em outubro de 2019, previa a construção de um cais de alagem com 20 metros e de um cais auxiliar com 17 metros, o que aumentou em cerca de 50% a zona acostável para a pesca local, bem como um terrapleno com 1.200 m2.
Estava ainda prevista a instalação de uma grua de coluna de 16 toneladas, bem como a instalação de redes de água e de eletricidade para apoio das embarcações, assim como a construção de instalações sanitárias para os profissionais da pesca do Porto da Madalena.
No entanto, até ao momento, as instalações sanitárias encontram-se fechadas, a eletricidade desligada e não há água para os pescadores. Outro motivo de insatisfação é o de a grua adquirida para este núcleo não estar a ser utilizada, sendo os pescadores obrigados a recorrer à velha grua que já apresenta bastante desgaste, não estando em condições operacionais.
O Bloco de Esquerda salienta que as obras realizadas são fundamentais para a melhoria das condições de trabalho dos utilizadores do porto, por isso, quer que o Governo diga para quando está prevista a entrada em funcionamento das infraestruturas criadas, e quais os motivos do atraso verificado.