No passado dia 11 de maio, os deputados do Partido Socialista, Mário Tomé e Marta Matos, através de requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região da Autónoma dos Açores, solicitaram esclarecimentos ao governo relativamente à falta de areia na Ilha do Pico.
No dia 12 de maio, o governo anunciou que o assunto ficaria resolvido na semana seguinte.
O Secretariado da Ilha do Pico do Partido Socialista, considera que o governo enganou os Picarotos, prometendo, mas não cumprindo, perante uma situação que está a ser lesiva para a economia da Ilha.
O PS Pico garante que o fornecimento regular de areia é fundamental para o sector da construção civil e lamenta que as falhas no fornecimento desta matéria-prima têm ocorrido com demasiada frequência nos últimos meses, o que é inaceitável provocando constrangimentos e prejuízos na economia da Ilha.
Entanto o Governo Regional anunciou que chegou ontem à região uma draga para extração de areia no grupo central.
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas esclarece que este equipamento, da Tecnovia, provém da Região Autónoma da Madeira e tem como objetivo colmatar a falta de areia que se faz sentir em algumas ilhas, em particular no Pico e Graciosa.
João Gonçalves Martins, empresário da ilha do Pico confirma a falta de areia na ilha e defende que um barco para cobrir sete ilhas não é o suficiente.