A lista de espera cirúrgica nos Açores desceu em maio 0,7%, na comparação com abril, segundo o último relatório do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia nos Açores (CIGICA).
No final do mês em referência, a lista comportava 10.133 utentes. Comparando com o mês homólogo do ano passado, a descida é de 12,5%.
Os hospitais de São Miguel e da Terceira registaram reduções da ordem dos 1,1%, e 0,6%, respetivamente. No final de maio, o Hospital do Divino Espírito Santo tinha 6.873 utentes em lista de espera e o Hospital de Santo Espírito 2.211.
O Hospital da Horta registou uma subida de 1,4% em relação a abril, tendo 1.049 utentes registados na lista de inscritos para cirurgia.
Com tendência decrescente continua igualmente o tempo médio de espera por uma cirurgia nos Açores, fixando-se agora nos 438 dias.
No Hospital do Divino Espírito Santo o índice baixou 14 dias, no Hospital de Santo Espírito baixou seis dias, enquanto no Hospital da Horta subiu sete dias.
A produção cirúrgica no Serviço Regional de Saúde dos Açores aumentou 4,4% em maio, tendo sido realizadas 957 cirurgias (mais 40 do que em abril).
Gacs/RP