O novo aviso de abertura de candidaturas ao programa Gerações em Movimento (GER-MOV), que visa financiar a aquisição de viaturas elétricas para apoiar a atividade desenvolvida pelas IPSS e Misericórdias, foi publicado em Jornal Oficial.
Esta fase de candidaturas decorre até 21 de julho e conta com uma dotação global de 3,5 milhões de euros para cinco anos.
Em 2021, a Vice-Presidência do Governo aprovou a aquisição de 8 viaturas elétricas e 1 de combustão a diferentes instituições sociais da Região, o que envolveu o valor total de 400 mil euros.
Das viaturas adquiridas, duas já foram entregues. Uma à Cáritas da Ilha Terceira e a outra à Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa.
Em 2022, está autorizada a aquisição de 41 viaturas elétricas, num valor que ronda 1,5 milhões de euros.
Tratando-se de um programa que é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as metas previstas estabelecem a aquisição de 100 viaturas até 2025.
Segundo Artur Lima, a efetivação do Programa GER-MOV é fulcral para que as instituições sociais possam renovar o seu parque automóvel e, deste modo, ajudar os seus utentes com as condições adequadas às suas necessidades.
Gacs/RP