O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou ontem, na Assembleia Legislativa, a realização, já este ano, do “Fórum da Saúde 2030”, no âmbito de uma “reflexão profunda” em curso sobre a reestruturação do Serviço Regional de Saúde.
Na sessão de perguntas sobre Saúde e Dependências, Clélio Meneses revelou que o fórum “vai envolver diversas ilhas, especialistas da região e de fora da região, e vai chamar todos aqueles que queriam dar um contributo para esta reforma estrutural do Serviço Regional de Saúde”.
Na resposta a diversas questões sobre como pensa o Governo resolver as listas de espera e colmatar a falta de profissionais de saúde em algumas ilhas, o Secretário Regional adiantou que em ambos os casos, “a realidade dos números fala por si”, e que o esforço do Executivo “também ele irá dar uma resposta”.
O secretário recordou que em 2020 a região tinha 12.140 utentes em lista de espera, e em 2021 menos 2.107”.
No que respeita a contratação de profissionais de saúde, Clélio Meneses revelou que em 2021 foram contratados 170 enfermeiros e 52 médicos “a título definitivo” lembrando que “mais 5.521 açorianos têm agora médico de família”.
Clélio Meneses confirmou ainda estarem autorizadas as contratações de mais 145 médicos, 111 enfermeiros, 156 assistentes operacionais e 39 assistentes técnicos.
Gacs/RP