A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, adiantou que se candidataram este ano ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato (SIDART) 241 artesãos e unidades produtivas artesanais.
De acordo com a governante, o montante total da despesa elegível em candidatura é de cerca de 511 mil euros, enquadrada nas diferentes rúbricas do sistema de incentivos, como formação, investimento em unidade produtiva artesanal, qualificação e inovação do produto artesanal e dinamização do setor artesanal, como a participação em feiras.
“Este ano foram introduzidas melhorias no seu regulamento, como a possibilidade de comparticipação das despesas de alojamento em território nacional ou internacional para participação em feiras ou a comparticipação de despesas já realizadas e não previstas”.
Maria João Carreiro falava na feira Expo Açores Artesanato - Semana Cultural das Velas, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).
Maria João Carreiro explicou que o investimento do Governo dos Açores no artesanato visa promover as condições para o seu dinamismo, crescimento e rentabilidade, não apenas na perspetiva da produção, mas também da sua promoção e comercialização, através das feiras Expo Açores Artesanato financiadas pelo SIDART.
Gacs/RP