Os partidos da Coligação que suporta o Governo dos Açores pretendem reduzir até 20% o custo das refeições servidas nas cantinas da rede pública de ensino, tendo anunciado para o efeito a entrega de uma iniciativa legislativa no Parlamento.
O projeto de decreto legislativo regional visa uma redução – entre 12 e 20% – do preço das refeições servidas nas escolas públicas da Região.
O objetivo passa por integrar a medida já no próximo Orçamento da Região, entrando em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023.
Joaquim Machado falava numa reunião com o Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, em que estiveram igualmente presentes os deputados do PSD/Açores Sabrina Furtado, António Vasco Viveiros e Flávio Soares.
No final da visita à Escola Básica Integrada da Ponta Garça, o parlamentar social-democrata disse à comunicação social que “esta é a primeira vez que o preço das refeições escolares desce nos Açores, em 18 anos, e que a medida se insere nas políticas de promoção social e educativa, levadas a efeito pela Coligação, assim como nas medidas de apoio às famílias açorianas, no atual contexto económico decorrente da pandemia e da subida da inflação”.