A Cooperativa Vitivinícola do Pico – Picowines deu a conhecer o seu novo vinho, o Rola-Pipa 2020, um blend feito com três castas açorianas – Verdelho, Terrantez do Pico e Arinto dos Açores. Um genuíno branco do Pico que nasceu à beira-mar, caracterizado pelos intensos elementos de iodo e salinidade.
A Cooperativa informa que a marca Rola-Pipa esteve algum tempo na “gaveta”, uma vez que a marca esteve emprestada a outro produtor das ilhas. Ressurge agora com a Picowines, com a colheita 2020, que lança uma referência com grande proximidade ao mar, muito elegante aromaticamente, e onde as notas de iodo se misturam com alguma fruta fresca, algas do mar e a característica mineralidade”, refere Bernardo Cabral, enólogo consultor da Picowines.
2020 caracterizou-se por ser um ano relativamente seco no final da primavera e verão: as uvas que originaram este vinho foram vindimadas entre o dia 24 de agosto e 4 de setembro nas zonas da Candelária, Barca e Lajido de Santa Luzia.
Com uma produção de 13 mil garrafas, o Rola-Pipa 2020 fermentou a 15oC durante três semanas, ao que se seguiu um estágio de dez meses em cima de borras finas.
Entre as particulares caraterísticas deste vinho, destaca-se o solo da ilha do Pico que torna estas referências únicas.