A Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico reuniu esta semana, com o Presidente do Governo Regional sobre a temática do investimento no Centro de Saúde.
Ana Brum definiu dois objetivos para esta a reunião, o primeiro apresentar os resultados do estudo técnico comparado entre as opções de reabilitação das atuais instalações e de construção de uma nova infraestrutura e por outro propor ao Governo Regional uma solução de cooperação institucional que priorize o serviço e o interesse público, em prol dos cidadãos do concelho.
No âmbito dos resultados do estudo técnico, elaborado pelo Eng. Rui Pereira, a Presidente do Município das Lajes relevou as conclusões: investimento em imóvel pertencente a instituição particular; recuperação sem qualquer reforço estrutural; o projeto de execução não salvaguarda a avaliação de vulnerabilidade sísmica; o projeto de segurança contra incêndios; as disposições técnicas exigíveis relativas às vias de evacuação vertical; as regras de eficiência energética; o acesso de ambulâncias e viaturas de emergência e proteção civil; e as acessibilidades e estacionamentos, de utentes e funcionários.
No âmbito do segundo objetivo da audiência, a autarca Ana Brum apelou à cooperação institucional e disponibilizou um terreno, a doar à Região, com vista a instalar o novo Centro de Saúde. Igualmente demonstrou total disponibilidade para cooperar, com o Governo Regional, em qualquer área em que possa ser útil na reavaliação da opção.
Ana Brum alertou para a importância da celeridade na reavaliação da decisão, tendo em conta que decorre o prazo do procedimento de concurso público para uma solução que não salvaguarda o interesse público.
A presidente informa também que encontra-se agendada uma reunião entre o Secretário Regional da Saúde e a Autarquia das Lajes do Pico com o objetivo de operacionalizar o processo de reavaliação recomendado pela equipa técnica e orientado pelo Presidente do Governo Regional.
Recorde-se que foram agendadas duas conferências de imprensa por parte da autarquia para dar a conhecer esta realidade mas a primeira foi adiada e a segunda cancelada.